terça-feira, 15 de outubro de 2013

Tudo sobre a limpeza de pele

   Uma das partes mais importantes da maquiagem (se não a mais) é a parte da limpeza de pele; seja ela antes de se maquiar, ou depois quando chegamos em casa.  Muita gente acha que é necessário apenas passar um sabonete neutro no rosto, um demaquilante nos olhos e pronto, a pele já esta limpa; mas existem etapas fundamentais para se ter uma pele limpa e saudável. Vamos ver quis são:

   1ª  Limpeza:

   Essa parte tem a finalidade de remover a remoção superficial das impurezas da pele, como os resíduos de maquiagem, excesso de oleosidade, poluição, etc.




   Pode-se ser usado os seguintes produtos para se fazer a limpeza da pele:

  • ·         Leite: é um fluido de limpeza, geralmente suave e líquido. Ele é indicado para peles normais, jovens e delicadas;
  • ·         Loção: ele é levemente aquoso e é indicado para peles mistas e oleosas;
  • ·         Cremes: são os que limpam em profundidade. Como geralmente são oleosos, eles são indicados para peles secas;
  • ·         Sabonetes:  ótimos para serem usados na manhã. Ele é ideal para todo o tipo de pele; lembrando que tem que ser um sabonete neutro.






   Modo de aplicação:

   Deve ser feitos movimentos suaves com as pontas dos dedos.


   2º Tonificação:

   A finalidade da tonificação é equilibrar o pH da pele, remover a impureza mais profunda, contrair os poros e ativar a circulação do tecido.


   Os tônicos são os seguintes:

  • ·         Loção tônica: ela é levemente alcalina, que faz restabelecer o ressecamento. Esse tipo de tônico é indicado para quem tem peles normais ou secas.
  • ·         Loção adstringente:  ela é levemente ácida, o que faz controlar o excesso de oleosidade na pele. Ela é indicada para quem tem peles mistas ou oleosa. No caso da pele mista, deve-se ser usada apenas na zona “T”.




   Modo de aplicação:

   Molhar o algodão com o produto e espalhar em todo o rosto com movimento  ascendentes, evitando a região dos olhos.


   3º Hidratação:

   Como a pele perde em torno de 500 ml a 1000 ml por dia através da evaporação, é necessário que se faça a hidratação da  pele todos os  dias; além de criar uma barreira protetora contra poluições atmosféricas.



   Existem os seguintes tipos de hidratantes:

  • ·         Loção / Emulsão: Como são levemente aquosas, elas atuam mais profundamente. Esse tipo de hidratante é indicado para quem tem peles mistas ou normais;
  • ·         Creme: Tem a função de deixar uma fina película oleosa. É indicado para peles secas.
  • ·         Gel: Suspensão em água, acrescida de princípios ativos e de leve textura, dando a pele uma hidratação suave. Indicado para peles oleosas.



   

   Modo de aplicação:

   Deve ser feitos movimentos suaves com as pontas dos dedos.

   Aqui esta resumido o esquema de cada tipo de produto para cada tipo de pele



   Movimento correto para a aplicação dos produtos:

  • ·         Pescoço: com movimentos descendentes com as mãos espalmadas; movimento lateral da direita para a esquerda com a mão esquerda e da esquerda para a direita com a mão direita;
  • ·         Queixo: massageie com o 3º dedo, começando no centro do lábio inferior em direção as orelhas. Repetindo a operação no lábio superior.
  • ·         Maças do rosto:  realizar movimentos rotativos nos lados do nariz, indo ate as orelhas, passando pelos ossos molares;
  • ·         Testa: indo no meio do dorso do nariz, massageando para cima até a raiz dos cabelos. No espaço das sobrancelhas, devem-se fazer semicírculos até as têmporas.
  • ·         Região dos olhos: Na pálpebra superior, deve-se começar no canto interno ate o externo com movimentos circulares; enquanto na pálpebra inferior,  deve-se dar leves pancadinhas com o dedo anelar de fora para dentro.



   Bem, é isso. Viram como é muito importante limpar bem a pele? =D

   Espero que tenham gostado

  Beijos  =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário